Cada ação deve ser analisada a partir do que ela pode representar para a corporação
O princípio fundamental da gestão do portfólio de projetos é que
primeiro deve-se eleger os objetivos para depois selecionar as
ferramentas e os investimentos necessários para alcançá-los. No caso de
atividades que envolvam algum tipo de mudança na organização, a tarefa
de definir os resultados pretendidos nem sempre representa uma atividade
fácil para a área de TI, já que depende de questões que vão além das
metas palpáveis.
Para Chris Potts, especialista em estratégias de TI da consultoria
Dominic Barrow e autor do livro "fruITion - Creating the Ultimate
Corporate Strategy for Information Technology" (ainda sem tradução para o
português), existem três caminhos que podem ajudar o CIO a gerenciar
melhor os investimentos em iniciativas que impactem em mudanças:
1. Cenário – o gestor de TI precisa analisar como
os objetivos de negócio da corporação têm se transformado. Por exemplo,
se antes da crise a empresa estava focada em reduzir custos e agora está
orientada a retomar o crescimento, deve priorizar os projetos nesse
sentido.
2. Visão do todo – os projetos precisam ser
avaliados sob o ponto de vista da contribuição que eles trarão para o
portfólio de TI, não apenas por seus méritos individuais. Isso significa
que muitas vezes o CIO precisará abrir mão de iniciativas que tenham um
excelente ROI (retorno sobre investimento), mas que não se encaixam com
o resto das iniciativas.
3. Além do custo – cada ação deve ser analisada a
partir do que ela pode representar para a corporação, mas sem levar em
conta apenas os custos. Em outras palavras, o CIO vai muitas vezes ser
obrigado a investir em projetos que apresentam baixo ou nenhum retorno,
mas que são fundamentais para o futuro da organização.
Ainda de acordo com Potts, é comum que as empresas tratem os custos
de um projeto como o principal fator para tomar decisões de
investimento. “Mas essa abordagem pode esconder outros fatores,
possivelmente mais significativos, para garantir o sucesso das
iniciativas”, afirma. Segundo o especialista, cabe ao gestor de TI
comprovar como as iniciativas podem tornar a empresa mais produtiva e
contribuir para resultados em longo prazo.
Fonte: http://cio.com.br/gestao/2013/11/21/nao-foque-apenas-nos-custos-do-projeto/
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